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A revolução colorida do pop coreano

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Com músicas animadas, visual exagerado e muitas coreografias, o "K-pop" conquista fãs e lança moda no Brasil



Foto: Divulgação
4Minute é uma das banda mais conhecidas do K-pop. As garotas estiveram no Brasil em 2011 para o primeiro festival do gênero no País
A “hallyu” está conquistando o mundo. Talvez você nunca tenha escutado essa palavra (a propósito, a pronúncia correta é “ráie”. Difícil, não?), mas ela significa “onda coreana”. É assim que os fãs do K-pop chamam a moda importada da Coréia do Sul, cada vez mais admirada aqui no ocidente.
Com roupas coloridas, músicas animadas, cortes de cabelo despojados e coreografias que lembram as bandas norte-americanas da década de 1990, os K-idols, ou ídolos coreanos, usam a internet para levar uma mensagem de diversão e alegria para outros países.

Foto: Divulgação Ampliar
O grupo Miss A é formado por quatro garota, todas coloridas e animadas
Apenas o canal da banda 4minute, uma das maiores do estilo, conseguiu 75 milhões visualizações no YouTube em um ano e meio. As meninas do grupo vieram ao Brasil em dezembro de 2011 para o primeiro festival de K-pop do país, o United Cube Concert.


A estudante de design digital Rita Folador, de 18 anos, se apaixonou pelo estilo em 2010. Ela já gostava de desenhos japoneses quando descobriu a nova moda oriental. “Baixei várias bandas para conhecer e hoje até a minha família acompanha as novelas coreanas comigo”, conta ela, cuja favorita é “Coffee Prince”.

Segundo Rita, as novelas coreanas são mais parecidas com os seriados americanos do que com o formato tradicional das novelas ocidentais. Os próprios fãs brasileiros fazem as legendas em português e disponibilizam os episódios para download em sites especializados.

Para os fãs, o K-pop é uma porta de entrada para a cultura do país. “Os coreanos são mais éticos, têm respeito pelos mais velhos e pelos professores. Alguns fãs não têm tanto respeito, mas espero que todos incorporem a cultura coreana”, diz o estudante de estatística Ziyan Wang, de 19 anos.

De origem chinesa, o estudante conhece o pop coreano desde 2005, mas só começou a dar atenção em 2008. “A moda oriental não me atraía”, diz. Agora, ele se veste como os meninos das bandas coreanas, de calça skinny, tênis de cano longo, camisa xadrez e gorrinho, e ainda participa do K-pop Station, site que publica notícias sobre as bandas e promove eventos temáticos. “O ano em que mais fiz amigos foi 2011, em que entrei para o K-pop Station”, conta.


Foto: Divulgação
O grupo Wonder Girls é o mais conhecido aqui no ocidente. As meninas já fizeram até mesmo turnê com os Jonas Brothers, da Disney
Estrelas fabricadas

Para os empresários da Universal Music coreana, o motivo de o K-pop conquistar tantos fãs ao redor do mundo é a maneira como as bandas são cuidadas: “o sistema organizado que deu origem às bandas de sucesso é o principal motivo pelo qual o K-pop está fazendo sucesso. Levamos dez anos para chegar até aqui", disse um representante da gravadora em entrevista ao iG por e-mail.


Foto: Divulgação Ampliar
Além da música, os fãs de K-pop têm suas novelas favoritas e até os galãs, como T.O.P da banda Big Bang
Ou seja, nada de bandas de garagem descobertas acidentalmente. As bandas de sucesso são planejadas e os integrantes são selecionados criteriosamente por agências de talentos.

“A estratégia mais simples é criar um artista que tem apelo com o público. O primeiro passo é treinar pessoas que têm talentos no canto e na dança. Então nós as colocamos em um grupo em que possam maximizar esses talentos”, conta o empresário.

Depois de formadas as bandas, as gravadoras dão constante treinamento e orientação aos artistas. Elas cuidam também da estratégia de promoção do grupo pelo mundo. “Um artista pode durar enquanto tiver o próprio estilo e cor. Nosso papel é apoiar o artista para que ele descubra o próprio estilo”, diz o representante da Universal.

Mas os fãs não se preocupam se as bandas se formaram naturalmente, por amigos de escola, ou se foram criadas por grandes gravadoras. Para eles, o importante é se divertir. “Nós gostamos dos clipes coloridos e das músicas alegres”, diz a estudante de serviço social Elaine França, de 27 anos. “E de tanto ouvir as músicas, a gente incorpora o estilo, a maneira mais contida de agir, e as palavras”, conta.


Foto: Getty Images
O K-pop tem programas de TV específicos, aplicativos para celular, festivais e até premiações próprias
Para quem está começando a gostar do estilo, Eliane ensina as principais gírias dos fãs:
Otta: rapaz bonito e inteligente.

Unnie: menina bonita e inteligente.
Aegyo (pronúncia: “êigo”): pose fofinha feita para fotos. “Tem que inflar a bochecha e fazer sinal de paz e amor”, explica Eliane.
Saranghae ou saranghaeyo: pode usar para demonstrar seu amor pelos amigos. Significa “eu te amo” em coreano.
K-drama: novelas coreanas.
Ulzzang: é mais ou menos o equivalente às "it girls", só que nesse caso, vale também para os meninos. Quem segue o estilo, de acordo com Ziyan, usa a moda européia adaptada ao corpo oriental, que é mais magrinho.

Fonte:IG

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